Adaptações

Ao se acompanharem pacientes com diferentes tipos de dificuldades, sejam estas motoras, cognitivas ou sociais, fica clara a necessidade do Terapeuta Ocupacional de orientar este cliente quanto às possíveis adaptações que podem ser realizadas. Estas adaptações podem ocorrer em três níveis diferentes:

  • Adaptação da tarefa/atividade (ex: pessoas com habilidade manual reduzida podem usar sapatos com velcro ao invés de sapatos de cordões).
  • Adaptação do método de realização da tarefa (ex: pessoas que apresentam um lado do corpo paralisado podem usar um “abotoador” para facilitar o “abotoar camisa”).
  • Adaptação do ambiente (ex: colocação de barras de segurança no banheiro para pessoas que apresentam equilíbrio reduzido; uso de maçanetas alongadas ao invés de maçanetas do tipo “bola” para indivíduos com artrite reumatóide).

As adaptações podem reduzir a demanda de uma tarefa ou do próprio ambiente, ou seja, a prescrição e o treino de uma adaptação tem como objetivo facilitar o desempenho do indivíduo em suas atividades cotidianas, de forma a promover a independência e autonomia no gerenciamento de sua própria vida e em sua relação com a sociedade.

Desta forma, na clína RECUPERARTE, nos casos onde o Terapeuta Ocupacional avalie a necessidade de adaptação, busca-se adaptar os recursos de acordo com a necessidade e desejo do paciente.

Proporcionar às pessoas com alguma dificuldade maior independência, qualidade de vida, inclusão social e autonomia é fundamental para a integração destes indivíduos com o seu ambiente.

A adaptação pode minimizar o impacto da limitação, otimizar a funcionalidade do indivíduo e principalmente, promover a participação e o envolvimento do mesmo em suas atividades diárias. Todos estes aspectos podem contribuir para o resgate do sentimento de auto-estima, competência e realização.

Produtos disponíveis na Clínica Recuperarte e também no site da Autonomie (www.autonomie.com.br)


Confira abaixo algumas adaptações desenvolvidas pela clínica RECUPERARTE

Adaptação para vassoura Adaptação para botões

Adaptação universal
(Depósito de patente INPI № 0600561-6)

Confeccionada em neoprene®, a adaptação universal da Recuperarte, acopla-se a objetos como escova de dente, pentes, lápis ou canetas e talheres. O objetivo principal desta tecnologia assistiva é a implementação da funcionalidade e autonomia.

<<voltar

Av. Contorno 9921, sl 1003 - Prado – Belo Horizonte/MG
Fone: (31) 3335-2168 / 98402-1514
Email:recuperarte@recuperarte.com.br
©2018. Recuperarte. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Italic
EnglishPortugueseSpanish